sexta-feira, 29 de maio de 2009

Índios Pirahãs convertem missionário americano ao ateísmo

O curioso caso é relatado no livro "Don't Sleep there are Snakes", de Daniel Everett, 57, missionário americano que foi incubido de evangelizar a tribo Pirahãs na década de 70 e acabou convertido ao ateísmo. Segundo o sítio freethinker.co.uk, Everett, que é Linguista da Illinois Estate University, foi à floresta amazônica para levar a felicidade do cristianismo aos Pirahãs e acabou descubrindo que eles já eram felizes, mais até que ele próprio.

Ele chegou a traduzir a bíblia para o idioma dos nativos e fez leituras dos textos, tendo relatado que os indígenas tinham interesse pelas histórias, mas foi questionado se ele próprio havia presenciado alguma delas. Como nem ele, nem as pessoas que contaram as histórias para ele haviam presenciado aqueles fatos, Everett passou a questionar o texto sagrado e, com o passar do tempo, se declarou ateu.

Os Pirahãs acreditam que o mundo sempre foi como ele é hoje, que não há ser supremo e sua cultura não inclui mitos de criação. Eles são felizes sem deus, religião ou autoridade política.

A conversão ao ateísmo, entretanto, levou 19 anos para ser assumida e lhe custou um casamento e a ruptura de relações com dois de seus três filhos.

Uma entrevista de Everett à BBC radio 4 pode ser ouvida aqui, em MP3.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Seminário Nacional de Cultura e Extensão Universitária

Participei durante os dias 20, 21, 22 e 23 de maio do Seminário Nacional de Cultura e Extensão Universitária, em São João del-Rei, MG. O evento foi realizado pelos Ministérios da Cultura e da Educação e contou com verbas do Fundo Nacional de Cultura. O Programa Extensão Universitária (ProExt Cultura), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Fundação de Apoio à UFSJ (FAUF) promoveram o encontro.

O principal objetivo do seminário foi contribuir para a construção de uma política nacional de cultura e extensão universitária e teve a participação de projetos contemplados nas edições de 2007 e 2008 do ProExt Cultura, além de docentes, discentes e instituições de ensino públicas.

São joão del-Rei
O evento não poderia ter sido em outra cidade. São João del-Rei, Capital da Cultura 2007, concilia desenvolvimento econômico e preservação do patrimônio artístico e cultural, tendo em vista as receitas geradas pelo turismo. Vizinha à Tiradentes, é parte da história do país e faz questão de preserva-la. Para um município com menos de 100 mil habitantes, que não recebe royalties de petróleo, dá um banho em Campos. Não só pelas ruas conservadas, patrimônios históricos preservados e apoio a cultura local, mas pela dignidade no rosto de seus moradores.

Igreja de São francisco de Assis (1774)

No horário de saída das escolas, centenas de estudantes se concentram em frente às escolas públicas, todas que vi eram em prédios históricos. Conversando com moradores, descobri que as escolas particulares são minoria.

Apesar de ainda conservar ruas seculares de pé-de-moleque, não há buracos, desníveis ou bueiros destampados. O Rio das Mortes, que corta a cidade, escoa por um canal urbano, margeado por um gramado. Uma boa dica do que a prefeitura de Campos poderia fazer com o canal Campos-Macaé (vulgo valão). Outra iniciativa que observei foi a utilização de imóveis antigos para sediar repartições públicos, como a câmara municipal, o forum, secretarias e outros.

Pisos de pedra seculares mais bem conservados que ruas campistas asfaltadas a menos de 5 anos.


O Rio das Mortes corta a cidade.

Secretaria Municipal de Fazenda, em prédio histórico.

A cidade é a única no mundo a produzir utensílios de estanho próprio para consumo (taças, copos, jarras...), pois não utiliza chumbo em sua composição (em outros locais, o uso do metal pesado torna tóxico o alimento que entra em contato com os utensílios, sendo estes, meramente decorativos). A produção, na maioria dos casos, é artesanal e feita pelas próprias lojas em uma fábrica que fica nos fundos - o que não diminui seus preços.

Fabricação artesanal de utensílios de estanho.

O seminário
A UFSJ sediou o evento. As instalações da universidade são antigos seminários de padres, sendo formada por prédios históricos belíssimos. São 6 campi, três na cidade e os outros em cidades próximas . Devido ao ReUni, a administração está construindo um novo campus.

Além de discutir e refletir sobre a política extencionista nacional, o seminário buscou realizar encontros entre provocadores de áreas afins. Como não podia deixar de ser, busquei frequentar os espaços destinados ao audio-visual. A primeira constatação foi o elevado número de cineclubes. De norte a sul há pessoas utilizando a ferramenta audiovisual para modificar o olhar de comunidades tradicionais e/ou menos favorecidas. Seja pela exibição periódica de filmes ou pela produção cinematográfica.

Oficina: Produção de Conteúdo Audio-visual e linguagens alternativas

Outra ferramenta extencionista que tem ganhado espaço são as radios web, programas de rádio disponbilizados em sítios na internet, onde o ouvinte pode assistir e comentar os temas discutidos. Assim, comunidades tem tido a possibilidade de passar seu recado e discutir problemas próximos à sua realidade com um baixo custo e supervisão de universidades.

Alguns links que anotei:

Radio Web da UFPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
Bandejão 1047, da UFES (Universidade Federal do Espirito Santo)
Conselho Nacional de Cine Clubes
Festival 2 minutos, da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos, SP)

Além de mesas-redondas, palestras e comunicações, houve também apresentação de trabalhos extencionistas e atividades culturais, como: show de samba, visita espetáculo ao Teatro Municipal, coquetel e apresentação de grupos artísticos. Ou seja, além de aproveitar o seminário, deu pra conhecer a cidade e curtir a noitada sãojoanense.

Samba com o Grupo Cordas de Aço


Visita espetáculo ao Teatro Municipal

Pontos de Cultura: agora é oficial!

Saiu a lista dos projetos selecionados pela análise de mérito no programa Ponto de Cultura, parceria entre o governo Federal e Estadual. Já havia sido divulgado aqui a aprovação dos projetos habilitados. Hoje, saiu a lista dos que serão beneficiados com R$ 180 mil, distribuídos em 3 parcelas anuais de R$ 60 mil.

Segundo consta no sítio do programa:

"Os Pontos de Cultura são definidos como iniciativas culturais desenvolvidas pela sociedade civil que estão sendo potencializadas pelo Governo Federal, através do Programa Mais Cultura, em conjunto com o Governo Estadual.

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Cultura, vai liberar recursos para cada um dos projetos culturais selecionados em todo o Estado.

Esses recursos poderão ser utilizados para a realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos, entre outros."

Os projetos foram distribuídos por regiões. No total foram contemplados 150 iniciativas, sendo 12 para o Noroeste Fluminense e 13 para o Norte Fluminense. O município de Campos foi contemplado com os projetos:

Assentamento Multicultural - APRAZUP - Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Zumbi dos Palmares

Cavalgando Saberes, Dedilhando Fazeres: Ação de Salvaguarda da Cultura Popular da Baixada Campista - Ass. de moradores e Amigos de Santo Amaro - AMASA

Implantação do Centro de Cultura e Memória da Microbacia do Rio Ururaí: Cultura, Meio Ambiente e Cidadania - APRAAF - Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Antonio de Farias

Ainda constam projetos aprovados em Macaé, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, Itaperuna, Italva, Itaocara, São João da Barra, Porciúncula, São José do ubá, Natividade, Lage do Muriaé e Miracema. Fora outros pontos na Costa Verde, Região Serrana, Métrópole (capital), Sul Fluminense, Baixada Litorânea e Médio Paraíba.

Infelizmente nem tudo são rosas. A Lira de Apolo ficou de fora na seleção final, justamente no dia em que completa 139 anos de existência. Apesar disso, foi anunciado que devido à qualidade dos projetos, estuda-se a possibilidade de aprovar mais 150.

Foi, sem dúvida, um investimento em cultura sem precedentes no estado fluminense. O ponto forte dos Pontos de Cultura é o fato das comunidades gerirem suas verbas com autonomia e independência, sem necessitar do apoio inconstante e politiqueiro das prefeituras populistas e paternalistas.

Desejo boa sorte aos projetos!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma Campos melhor para viver

O tema de hoje da rede blogue é sobre o que campos precisa para se tornar uma cidade melhor para vivier. Bem, estou viajando, portanto, serei breve. Como Vitor Menezes colocou no Urgente!, são muitas as necessidades, mas, citarei uma palestra do Prof. Carlos Ruiz, da UENF, sobre um relatório sobre as medidas necessárias para preservação da biodiversidade e a qualidade do meio ambiente na bacia hidrográfica do Rio São João.

Na ocasião, Ruiz mostrou um mapa da região onde podia ser observado os fragmentos florestais que representavam as áreas florestadas da bacia hidrográfica. Eram todos fragmentos pequenos, desconexos e isolados por uma matriz de terrenos desmatados. Como medida crucial à manutenção da biodiversidade, sugeriu-se a ligação destes fragmentos à Reserva Biológica União e à Poço das Antas, do outro lado da BR-101, por corredores florestais (faixas plantadas com plantas nativas, que permitem a movimentação dos animais de um fragmento a outro). Esta medida, apesar de eficiente, é cara e trabalhosa, e ainda depende da boa vontade dos proprietários de terra. Como solução mais eficiente foi feita outra sugestão, bem mais singela: o cumprimento do determinado no código florestal brasileiro, ou seja, a manutenção de 20% do total do terreno como reserva legal e a manutenção das áreas de proteção permanente (APP). Como num passe de mágica, o mapa que mostrava uma região degradada e com fragmentos florestais isolados, foi substituída por uma paisagem mais verde, simplesmente pela simulação de como seria se a lei fosse cumprida. Primeiro, os fragmentos aumentaram de tamanho para cumprir com os 20% que a lei determina e, segundo, os fragmentos se ligavam, sem necessidade de corredores florestais, devido a manutenção das matas ciliares ao longo dos rios, uma APP obrigatória. Desta forma, a conclusão do relatório sugeria apenas uma medida a ser tomada: o cumprimento da lei.

Moral da história. O que falta pra campos ser melhor para viver é que a lei seja cumprida. Que a administração pública siga os preceitos de idoneidade, publicidade, impessoalidade e moralidade, determinados pela constituição federal. E que nós, como cidadões, façamos valer nosso poder de voto e de se manifestar a respeito do que os políticos fazem. Simples assim.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

The Green Effect



Millena Lízia divulgou, num comentário da postagem do "Xixi no Banho", sobre o GreenEffect.com.

Trata-se de um concurso realizado pela National Geographic para premiar com U$ 20,000 as melhores "green idea" (ideia verde, em inglês), que devem ser enviado até 8 de junho de 2009. Os ganhadores terão um perfil em uma edição da revista National Geographic e uma viajem a Washinton D.C., para contar sua ideia à lideres ambientais mundiais.

Quem tem um palpite?

Happiness



Próximo filme do Cine Cabrunco: Happiness

Dia: 20 de maio

Filme: Happiness
Direção: Todd Solondz
Duração: 134 min
Gênero: Drama

Sinopse: Ambientado em Nova Jersey, o núcleo central do filme é formado por três irmãs: a mais velha é malcasada com um psicoterapeuta homossexual e pedófilo, a do meio é ninfomaníaca, e a mais jovem tenta vencer a timidez com a ajuda das canções que compõe. As três se unem a vários outros personagens, aparentemente desconexos, em busca da felicidade pura e simples.

Hora: 18:30 h
Local: Auditório II, P-4, UENF

ENTRADA FRANCA

Sejam bem vindos!

Contato: cineclubeuenf@gmail.com

Cocô no Banho


Tem maluco pra tudo.

Anônimos resolveram satirizar a campanha "Xixi no Banho" (postagem abaixo) da respeitada organização ambientalista SOS Mata Atlântica e criaram o blogue "Cocô no Banho". A brincadeira faz alusão ao uso do papel higiênico que, segundo o sítio, consumiria uma árvore ano/pessoa. Duvido do cálculo, mas, não deixa de ser engraçado, principamente, os comentários.

Aviso: não levem a sério! Se quiserem economizar papel higiênico (uma atitude louvável), usem o chuveirinho, bidê ou lavem-se no chuveiro, após usar a privada.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Você faz xixi no banho?

Imagem da internet.
Esta pergunta está sendo feita pela ONG SOS Mata Atlântica no projeto "Xixi no Banho". O sítio tá muito legal com uma musiquinha e um projeto de desenho gráfico muito bacana (mas um pouco lento), que motiva qualquer um a aderir à campanha. Segundo a organização, ao fazer xixi durante o banho deixa-se de gastar 12 litros de água por dia (volume médio de uma descarga). Outras dicas incluem lavar a roupa íntima e até, pasmem, salada durante o banho. Não sei se vou passar a tomar banho junto com alface e tomate, mas xixi no banho sempre que posso eu faço. Vale lembrar que não há risco de transmissão de doença e, se mijar no início do banho, a água corrente leva a urina ralo a baixo.

Fica aí a dica.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Folha explica Darwin


A editora Publifolha lançou um livro de Marcelo Leite, colunista da Folha de S. Paulo, sobre as principais questões da teoria da evolução por seleção natural de Charles Darwin. Segundo matéria da Folha:

" "Folha Explica Darwin" acompanha o desenvolvimento dos estudos de Darwin e sua grande relutância em publicar suas ideias --que, basicamente, eliminam o papel de um "criador" ou "Deus" por trás da evolução da variedade da vida. Darwin só toma coragem para publicar suas descobertas quando se vê ameaçado por um colega cientista. Feito isso, "A Origem das Espécies" alcança enorme repercussão e dá início à controvérsia entre religião e ciência que prossegue até hoje.

Na conclusão do livro, Marcelo Leite afirma que o objetivo da obra é "expor a inestimável contribuição de Darwin para o pensamento contemporâneo" e mostrar que as implicações do darwinismo vão muito além das ciências naturais, já que as bases lançadas por Darwin se estendem com ramificações pelas ciências humanas e por toda a cultura contemporânea."

A introdução do livro pode ser lida aqui. O livro "A evolução das espécies", de Charles Darwin, pode ser baixado em PDF aqui.

A Concepção


Esta semana o filme a ser exibido no Cine Cabrunco será A Concepção. Detalhes:

Filme: A Concepção
Direção: José Eduardo Belmonte
Duração: 96min
Gênero: Drama

Sinopse: Alex, Lino e Liz são filhos de diplomatas, que vivem juntos em Brasília. Eles moram em uma casa repleta de quinquilharias obtidas nos mais variados cantos do mundo e levam uma vida entediada. Até que surge em suas vidas uma pessoa sem nome e sem passado, que se chama X e propõe viver um dia sem qualquer impedimento. X propõe um movimento chamado Concepcionismo, que consiste na morte ao ego e em seguir o caminho do excesso, que é encampado pelo trio de amigos.

Dia: 13 de maio
Hora: 18:30 h
Local: Auditório II, P-4, UENF.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ato contra Gilmar Mendes

Imagem da internet.

Não costumo publicar sobre política neste espaço. Porém, devido a gravidade dos fatos e por ser solidário ao movimento, divulgo aqui uma manifestação que ocorrerá, hoje, às 19h, em Brasília, Belo horizonte e São Paulo, para pedir o desligamento do Ministro Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Federal (STF). O jurista foi o responsável pela soltura do banqueiro Daniel Dantas, o ex-político Pitta, e o mega especulador Naji Nahas, todos presos durante a operação da PF, Satiagaha, comandada pelo delegado Protógenes Queiróz.

Mais informações, no blog Gilmar Dantas: "Saia Ás Ruas" e não volte ao STF.

Cidade dos Sonhos, hoje, no Cine Cabrunco



O Cine cabrunco apresenta, hoje, o filme 'Cidade dos Sonhos', do diretor David Lynch. Trata-se de um drama sobre um acidente automobilístico ocorrido na
estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, que dá início a uma complexa trama envolvendo os mais diversos personagens.

A sessão começa ás 18:30, no Auditório II do P-4, na UENF. O filme tem duração de 145 minutos e a entrada é franca.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Carnaval 2009!

Fotos: Yuri Amaral.




Só mesmo num carnaval fora de época para desfilar em Campos. Fui convidado a sair no Boi Jaguar, do Turf, logo no primeiro dia de carnaval (30/04). Disseram: “É logo no começo. Chegou, desfilou, pode ir embora”. Aceitei.




Logo quando cheguei o clima estava tranqüilo, ao contrário do que a imprensa tinha divulgado no dia. Poucas pessoas assistiam ao desfile e as arquibancadas estavam vazias. Deu a impressão de que apenas aqueles que foram desfilar, e suas famílias e amigos, foram ao desfile. Mas isso não tirou a beleza do espetáculo. Confesso que fiquei impressionado com o requinte das alegorias e o capricho nas fantasias.
Bonecos de algum boi que esqueci o nome (rsrs).


Rei Momo, do Boi Jaguar

Mas o que chamou a atenção mesmo foi a estrutura armada pela prefeitura: muitos banheiros, policiais até dizer chega, bombeiros, ambulâncias, postos de atendimento médico, ambulantes organizados e garis mantendo a limpeza de forma impecável. Nem pareceria Campos, não fosse um locutor saudando vereadores presentes (da base aliada, lógico) e lembrando ao público que a prefeita Rosinha era responsável pelo carnaval e pelo ônibus a 1 real. Igualzinho à Festa de Santo Amaro, quando ocorre a Cavalhada no distrito que leva o nome do santo. Campos não se desvencilha do paternalismo. O carnaval é do município, a prefeitura é responsável e ponto. Não tem que ficar elevando a moral da prefeita. Mesma coisa com o programa do ônibus a 1 real: foi promessa de campanha, ela tem que cumprir, não ficar se gabando que o projeto saiu do papel. Mas, em fim, deixemos as críticas de lado.

Batalhão de Garis e profissionais da saúde.


Arquibancadas vazias no primeiro dia.


Muitos banheiros químicos.

O Boi Jaguar, tradicional, desfilando desde 1978, seria o quinto Boi Pintadinho a sair, o último da categoria naquela noite. Com isso pude assistir outros desfiles e fotografar os passistas. Na hora de entrar na pista o que me salvou foi a máquina fotográfica, afinal, não sei sambar e o equipamento me deu o alvará para sair da formação e ficar a vontade fotografando as alas. Não sei se isso prejudicou o boi, mas, os dirigentes não me impediram de acompanhar o desfile fora da ala onde eu deveria estar para fotografar a festa de dentro da pista.

O Boi e os palhaços alegraram o público.


O Boi Jaguar é o único em Campos a ter o personagem 'Jaguar' desfilando junto com o boi.

Certamente o Boi Jaguar foi o melhor da noite, como diria a imprensa no dia seguinte. A bateria estava muito entrosada, as fantasias muito bonitas, carros alegóricos esplendorosos e o abre alas com direito a dança do ventre. O tema do samba foi o Calendário e, apesar da pobreza dos versos, o baticum foi animado.

Bateria primorosa do Boi Jaguar.

Intérpretes Tuí do Aché e Tenente, cavaco com Juninho Razão e violão com Douglas. O autor do samba foi Nelbinho.

Ao fim do desfile fui embora. Ainda pude ver as alegorias dos blocos e escolas de samba que ainda iriam desfilar e fotografar jovens passistas. É sensacional ver a rapaziada, moradores do subúrbio campista, que vivem num dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, vestidos de príncipes e princesas, todos enfeitados e posando, com um sorriso na cara, para um fotógrafo descompromissado que passava por lá.

Um par aguardando sua vez de desfilar na passarela.

Princesas em seu dia de reinado.

Faltou, talvez, o clima de fevereiro, de finzinho de férias e o astral do carnaval.

Contudo, valeu a noite!