terça-feira, 12 de maio de 2009

Folha explica Darwin


A editora Publifolha lançou um livro de Marcelo Leite, colunista da Folha de S. Paulo, sobre as principais questões da teoria da evolução por seleção natural de Charles Darwin. Segundo matéria da Folha:

" "Folha Explica Darwin" acompanha o desenvolvimento dos estudos de Darwin e sua grande relutância em publicar suas ideias --que, basicamente, eliminam o papel de um "criador" ou "Deus" por trás da evolução da variedade da vida. Darwin só toma coragem para publicar suas descobertas quando se vê ameaçado por um colega cientista. Feito isso, "A Origem das Espécies" alcança enorme repercussão e dá início à controvérsia entre religião e ciência que prossegue até hoje.

Na conclusão do livro, Marcelo Leite afirma que o objetivo da obra é "expor a inestimável contribuição de Darwin para o pensamento contemporâneo" e mostrar que as implicações do darwinismo vão muito além das ciências naturais, já que as bases lançadas por Darwin se estendem com ramificações pelas ciências humanas e por toda a cultura contemporânea."

A introdução do livro pode ser lida aqui. O livro "A evolução das espécies", de Charles Darwin, pode ser baixado em PDF aqui.

Um comentário:

Millena Lízia disse...

Olha, tá rolando em são paulo uma exposição sobre o Darwin, com documentos trazidos da Inglaterra inclusive, só não recordo onde acontece especificamente. E parece que ela chegará em outras cidades tb, mas não sei quais são os nomes dessas cidades. Ajudei? :/