segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Novos ares

Prezados leitores, seguidores e eventuais visitantes,

Este blogue está de mudança. Digo, quem se mudará de fato, sou eu. O Dendrito permanecerá funcionando no mesmo endereço, porém, as postagens serão feitas de Imperatriz, município do estado do Maranhão.

Em fevereiro passado fiz prova de concurso público para o cargo de Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, passei e fui nomeado a assumir o cargo no último dia 14. Tomo posse no início de setembro em Brasília/DF e, depois, ficarei um mês em Iperô/SP fazendo o Curso de Gestão da Biodiversidade e Unidades de Conservação, na Floresta Nacional de Ipanema (durante este período ficarei com dificuldades técnicas em acessar a internet, portando, o movimento aqui será menor do que já é, rsrs).

Em outubro terei de me apresentar em Imperatriz, onde irei gerir a Reserva Extrativista do Ciriaco (notícias na net sobre Ciriaco- aqui e aqui). Se trata de um antigo Quilombo em que a comunidade pratica o manejo sustentável do Babaçú, um coco usado na produção de óleos e cosméticos. Quem tem o Goolge Earth em casa pode ver a reserva na seguinte coordenada geográfica: 5°14'37.59"S e 47°49'35.10"O.

Mapa de localização da Resex do Ciriaco em relação ao estado do Maranhão (clique para ampliar).

Resex do Ciriaco, a imagem está ruim, mas dá pra observar a parte verde, mais bem conservada, e o entorno desmatado (clique para ampliar). O rio que passa ao lado é o Tocantins.

De acordo com a lei nº 9985/2000 , reserva extrativista "é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade." Ela é de domínio público e as comunidades tradicionais tem direito de uso. Desta forma, meu trabalho lá transcenderá a biologia. Terei que desenvolver trabalhos etnográficos e ligados a sociologia. Uma puta experiência.

Em fim, mais que noticiar o fim da era de desocupado (desempregado mesmo...), gostaria de antecipar que em breve vocês terão aqui um canal de comunicação direto sobre a natureza e a cultura maranhense. Espero continuar contando com a visita de vocês. Naturalmente, meu interesse em divulgar temas campistas diminuirá com o tempo, mas, espero acompanhar notícias da cidade pelos blogues que costumo ler.

Em breve, mais notícias - e fotos - do que será a maior aventura da minha vida (até então).

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Volta Ciclística São Salvador - 2009

Fotos: Yuri Amaral

Ah... estava com saudade de fotografar.


Foi realizada hoje mais uma edição da Volta Ciclística São Salvador. Os atletas deram a largada em frente à Câmara Municipal, na Alberto Torres e passaram pela 28 de Março, Formosa e Beira Valão (Canal?) antes de completar a volta. Como no ano passado, fiquei sabendo da corrida meio que por acaso, corri para buscar a máquina e queimei ao sol da planície até me sentir satisfeito.

Mais que uma competição - que vale pontos de classificação para torneios nacionais e internacionais - a Volta Ciclística é uma vitrine para Campos, para mal ou para bem. Se por um lado os atletas gostam de correr na cidade, principalmente pelo apoio da população que comparece em peso ao longo de todo o percurso, por outro o município mostra desorganização ao não conseguir isolar apropriadamente a pista. De qualquer maneira, é um espetáculo esportivo e um ótimo programa para a manhã de feriado.

Como ciclista - de dia-a-dia, não profissional - considero a competição importante para a valorização do ciclismo, principalmente em campos que possui a topografia ideal para a prática do esporte. A bicicleta é um veículo não-poluente, o que por si só já é uma vantagem em tempos de aquecimento global, e ajuda a manter o condicionamento físico, o bem estar e a saúde.

Para conseguir este efeito de velocidade nas fotos usei uma técnica simples que consiste em reduzir a velocidade do obiturador e disparar a foto acompanhando o movimento do objeto com a torsão do tórax. Desta forma, o objeto fica nítido, quase congelado, enquanto o ambiente à sua volta fica borrado, dando a sensação de movimento. Usei a mesma técnica na Cavalhada de Santo Amaro.

Ah, sim! Quem ganhou em cada categoria? Procure na imprensa, não anotei os resultados. rsrsrs

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MP 458

Como eu já havia comentado aqui (1 e 2), a MP 458, que trata da regularização fundiária da amazônia legal ainda vai dar muito o que falar. Para entender um pouco mais sobre as consequências da nova lei a BBC Brasil preparou uma série de reportagens sobre o tema. Mesmo sendo uma agência de notícias pública britânica, esclarece muita coisa sobre a situação fundiária, política e econômica da amazônia legal.

Link direto aqui.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Saiu Barato

O Bank of American concordou em pagar multa de U$ 33 milhões (R$ 65,50 mi) por ter pago bônus à altos executivos, mesmo tendo dito que não faria isto. O banco recebeu mais de U$ 40 bi de ajuda financeira do contribuinte norte americano e pagou um bônus de U$ 3,5 bi a alguns de seus abastados funcionários.

O valor da multa excede em pouco mais de um quinto a multa máxima prevista na legislação ambiental, de R$ 50 milhões.

No fundo, o acordo/multa, saiu barato.

Da BBC Brasil.