quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cavalhada de St. Amaro

A batalha entre Mouros e Cristãos é lembrada a 249 anos em Santo Amaro. Este ano o folguedo receberá R$ 10.000,00 por meio de edital da Secretaria de Cultura do estado, resultado da integração entre universidade e comunidade.

Fotos de Yuri Amaral.



Hoje (15/01/09) é feriado em Campos, dia de Santo Amaro. No distrito que leva o nome do santo, todo ano é celebrada a Cavalhada, a única do estado do Rio de Janeiro. Os cavaleiros representam a batalha entre mouros (vermelho) e cristãos (azul), que disputaram as terras da península Ibérica durante a idade média. Durante a manifestação são realizados jogos como a argolinha, onde os cavaleiros tentam pegar uma pequena argola com suas lanças enquanto cavalgam. Ao final do torneio, populares botam dinheiro ou presentes em suas botas em troca das argolas. Há também outras modalidas, onde o cavaleiro tem que quebrar um jarro pendurado ou pegar um pão com a lança.




A cavalhada é um patrimônio cultural da comunidade de Santo Amaro e sua continuidade é importante para Campos e para o estado, já que é a única cavalhada fluminense a resistir à passagem do tempo. O evento atrai comerciantes de todo o país, que montam feira em praça pública. O município ganha visibilidade e a economia local é aquecida. Pode ainda ser encarada como pontenciliadora do turismo campista.



A Cavalhada depende de outras atividades artesanais, como os ofícios do ferreiro e seleiro, contribuindo para a manutenção dessas atividades também. Espero que os jovens de Santo Amaro também apreciem e valorizem a Cavalhada.





Este ano a Cavalhada de Santo Amaro será beneficiada com R$ 10.000,00 conquistados através de edital da Secretaria de Cultura do estado. A comunidade teve apoio dos pesquisadores da Oficina de Estudos do Patrimônio Cultural da UENF para preencher os formulários e conquistar a verba. Outras três atividades tradicionais foram aprovadas no edital: um jongo, a fabricação artesanal de selas e o conhecimento na área de medicina popular com plantas (fitoterapia). Mais informações sobre os projetos aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, legal as fotos, hein!?
E legal que tenha aparecido mó galera também pra prestigiar o evento. Será que o pessoal da península ibérica tem alguma manifestação popular medieval parecida com a cavalhada? ou isso só rola por aqui?