segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Novos ares

Prezados leitores, seguidores e eventuais visitantes,

Este blogue está de mudança. Digo, quem se mudará de fato, sou eu. O Dendrito permanecerá funcionando no mesmo endereço, porém, as postagens serão feitas de Imperatriz, município do estado do Maranhão.

Em fevereiro passado fiz prova de concurso público para o cargo de Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, passei e fui nomeado a assumir o cargo no último dia 14. Tomo posse no início de setembro em Brasília/DF e, depois, ficarei um mês em Iperô/SP fazendo o Curso de Gestão da Biodiversidade e Unidades de Conservação, na Floresta Nacional de Ipanema (durante este período ficarei com dificuldades técnicas em acessar a internet, portando, o movimento aqui será menor do que já é, rsrs).

Em outubro terei de me apresentar em Imperatriz, onde irei gerir a Reserva Extrativista do Ciriaco (notícias na net sobre Ciriaco- aqui e aqui). Se trata de um antigo Quilombo em que a comunidade pratica o manejo sustentável do Babaçú, um coco usado na produção de óleos e cosméticos. Quem tem o Goolge Earth em casa pode ver a reserva na seguinte coordenada geográfica: 5°14'37.59"S e 47°49'35.10"O.

Mapa de localização da Resex do Ciriaco em relação ao estado do Maranhão (clique para ampliar).

Resex do Ciriaco, a imagem está ruim, mas dá pra observar a parte verde, mais bem conservada, e o entorno desmatado (clique para ampliar). O rio que passa ao lado é o Tocantins.

De acordo com a lei nº 9985/2000 , reserva extrativista "é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade." Ela é de domínio público e as comunidades tradicionais tem direito de uso. Desta forma, meu trabalho lá transcenderá a biologia. Terei que desenvolver trabalhos etnográficos e ligados a sociologia. Uma puta experiência.

Em fim, mais que noticiar o fim da era de desocupado (desempregado mesmo...), gostaria de antecipar que em breve vocês terão aqui um canal de comunicação direto sobre a natureza e a cultura maranhense. Espero continuar contando com a visita de vocês. Naturalmente, meu interesse em divulgar temas campistas diminuirá com o tempo, mas, espero acompanhar notícias da cidade pelos blogues que costumo ler.

Em breve, mais notícias - e fotos - do que será a maior aventura da minha vida (até então).

6 comentários:

zebulom disse...

BOas aventuras, Bons Ventos o levem nessa aventura e que haja muitas descobertas.

olha a palavrinha: cientaut

Altas ciências ou "auto-ciências"...... hein?
Parabéns por ter passado no concurso.

E não esqueça Yuri, Verdade, Integridade e Humildade.

Um abraço

Zebulom

zebulom disse...

Posso continuar por aqui? ou prefere que "não"?

Só me responda, por favor.
Não quero ser inconveniente, ok?
Saúde.
Zebulom

Yuri Amaral disse...

Não tenho como te impedir.

zebulom disse...

Entendo. Tudo de bom para voce.

Millena Lízia disse...

Yuri, sucesso nessa nova aventura!
E não deixe de postar suas impressões e seus cliques de lá aqui!

marianne disse...

noossa, nao é por nada não.. mas acho que o blog vai ficar mais interessante ainda!!
nos matenha informado sobre tudo q puder de suas novas aventuras marenhenses quilombolas!!! =))
boa sorte yuri!! boa viagem!!