Segundo consta no sítio do programa:
"Os Pontos de Cultura são definidos como iniciativas culturais desenvolvidas pela sociedade civil que estão sendo potencializadas pelo Governo Federal, através do Programa Mais Cultura, em conjunto com o Governo Estadual.
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Cultura, vai liberar recursos para cada um dos projetos culturais selecionados em todo o Estado.
Esses recursos poderão ser utilizados para a realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos, entre outros."
Os projetos foram distribuídos por regiões. No total foram contemplados 150 iniciativas, sendo 12 para o Noroeste Fluminense e 13 para o Norte Fluminense. O município de Campos foi contemplado com os projetos:
Assentamento Multicultural - APRAZUP - Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Zumbi dos Palmares
Cavalgando Saberes, Dedilhando Fazeres: Ação de Salvaguarda da Cultura Popular da Baixada Campista - Ass. de moradores e Amigos de Santo Amaro - AMASA
Implantação do Centro de Cultura e Memória da Microbacia do Rio Ururaí: Cultura, Meio Ambiente e Cidadania - APRAAF - Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Antonio de FariasAinda constam projetos aprovados em Macaé, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, Itaperuna, Italva, Itaocara, São João da Barra, Porciúncula, São José do ubá, Natividade, Lage do Muriaé e Miracema. Fora outros pontos na Costa Verde, Região Serrana, Métrópole (capital), Sul Fluminense, Baixada Litorânea e Médio Paraíba.
Infelizmente nem tudo são rosas. A Lira de Apolo ficou de fora na seleção final, justamente no dia em que completa 139 anos de existência. Apesar disso, foi anunciado que devido à qualidade dos projetos, estuda-se a possibilidade de aprovar mais 150.
Foi, sem dúvida, um investimento em cultura sem precedentes no estado fluminense. O ponto forte dos Pontos de Cultura é o fato das comunidades gerirem suas verbas com autonomia e independência, sem necessitar do apoio inconstante e politiqueiro das prefeituras populistas e paternalistas.
Desejo boa sorte aos projetos!
2 comentários:
Muito bom o seu comentário, Yuri, suas fotos também. Realmente, Campos está muito distante de São João del Rei.
Mas amo minha Cidade e espero vê-la cada vez mais linda!
Postar um comentário