quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cine Clube Alternativo UENF Censurado!!


Desde 2004 faço parte da coordenação do Cine Clube Alternativo UENF, um projeto extencionista organizado por estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense e sem fins lucrativos. Sempre privilegiamos produções que não tenham alinhamento com o circuito comercial de cinema e o objetivo sempre foi debater a sétima arte e sensibilizar o público a ter uma visão mais crítica em relação a estética e cultura cinematográfica. Cinema como agente fomentador de debates, formador de cabeças pensantes. À cerca de um mês, entretanto, o projeto foi ameaçado.
Os integrantes do projeto passaram a receber supostas denúncias encaminhadas ao ECAD (escritório central de arrecadação de direitos autorais), orgão que fiscaliza a arrecadação de direitos autorais referentes a produções fonográficas quando exibidas em local público. Fiscais passaram a frequentar nossas sessões e fomos convidados a comparecer no escritório do ECAD em Campos para 'esclarecimentos'. O escritório fica na Rua Oliveira Botelho, no mesmo local onde funciona uma corretora de seguros que é a agência credenciada a representar o ECAD em Campos. Fomos informados que nossa atividade era ilegal e que deveríamos pagar os direitos autorais referentes às músicas da trilha sonora dos filmes.
A partir daí começou um jogo de empurra. A reitoria se recusava a receber os ofícios e nós também. Até que na última quarta-feira o Prof. Jorge Petretsky, que nos cede o auditório para a realização do cine clube, pediu para cancelarmos a sessão pois o ofício chegou a sua mesa. Segundo ele, se por acaso o ECAD realmente chegar a processar a UENF, a batata quente vai parar na mão dele. Em consideração decidimos cancelar a sessão e resolvemos que apenas voltariamos com o projeto depois de conseguir garantias legais para a exibição dos filmes.
O Cine Clube, digamos, está de férias. Mas logo retornaremos com notícias sobre a continuidade das sessões.
Contamos com a colaboração de qualquer um que tenha sujestões, conheça as leis ou mesmo se solidarize com a questão. O Urgente! já ajudou divulgando a causa.

Leia este texto também no blog do acampamento da UENF.

4 comentários:

Alexandro F. disse...

Yuri, comentei no blog do gustavo Oviedo que no cefet nós estamos em processo de montagem de um cineclube (como já comentei com você), creio que seria bacana montarmos uma espécie de "rede" de cineclubes, vocês da uenf, o gustavo, e o pessoal do cefet pra discutirmos projetos em conjunto, atividades, oficinas, textos, publicações on-lines etc... o que for possível realizar...

abraços
e força na luta!
Alexandro

Mari disse...

puts yuri que merda!!
fala p galera do cineclube aparecer na assembléia terça feira p a gente ver junto oq q pode fazer!! 18:00
beijo

Acampamento UENF disse...

ahh..botei esse texto no blog do acampamento, beleza?
mari

Anônimo disse...

Preparem-se! No ar, http://erikschunk.blogspot.com