segunda-feira, 29 de junho de 2009

Barfly

Dia: 01 de julho
Hora: 18:30
Local: Auditório II, P-4, UENF (Ainda não conseguimos reservar a sala de cinema do Centro de Convenções junto à reitoria, mas é possível que a sessão seja transferida para lá. Neste caso, enviaremos outra mensagem avisando).

Filme: Barfly
Direção: Barbet Schroeder Duração: 100 minutos
Gênero: Drama

Sinopse: O títuo já diz tudo: barfly significa literalmente mosca de bar. A maior parte do filme se passa num boteco
decadente onde os mesmos frequentadores sentam-se em seus mesmos lugares todos os dias. O roteiro,
escrito por Bukowski, não se diferencia muito dos contos e romances escritos pelo autor. O filme relata a
rotina de Henry e de outros assíduos frequentadores do bar, as surras que o protagonista toma do cara do balcão e o relacionamento do casal de bêbados Henry e Wanda.

Com este filme, encerramos a série emhomenagem à Charles Bukowski.
www.cinecabrunco.blogspot.com

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lula veta artigos polêmicos da MP 485

Prevaleceu o bom senso!

O presidente Lula vetou ontem dois artigos polêmicos, inseridos por ementa pelos deputados, da MP 485, a MP da grilagem. A MP trata da regularização fundiária na amazônia legal, beneficiando posseiros que vivem das terras e facilitando a fiscalização contra crimes ambientais.

Um dos artigos vetados permitia a posse de terras por empresas do setor privado e o outro permitia a transferência da terra a pessoas que não vivem no local (grileiros). Um outro ponto, que também foi criticado por ambientalistas, não foi vetado e permite a venda das terras após 3 anos da obtenção da posse - o texto original previa 10 nos, no mínimo. Mas assim mesmo foi uma conquista. Espera-se que com a medida os conflitos por terra na região diminuam, assim como o avanço do desmatamento.

Matéria completa aqui, da BBC.

P.S.: preciso me regular, estou utilizando muito a BBC como fonte...

Salva pelo estômago

Fotos reproduzidas do sítio da BBC Brasil.

Tem coisa que só acontecendo para vislumbrarmos a possibilidade de ocorrência.


Na Austrália, uma cobra píton se alimentou de um pequeno marsupial chamado woylie, cuja espécie está ameaçada de extinção e é monitorada pelo Departmento de Conservação e Meio Ambiente (DEC, na sigla em inglês). Acontece que o indivíduo predado possuia um radiotransmissor instalado por ecólogos que estudam a população de woylies selvagens, e o aparelho foi engolido junto. A cobra, depois de descobrirem que ela havia comido o marsupial, foi levada ao DEC numa tentativa de recuperar o transmissor (ofídeos costumam regurgitar uma bola contendo os ossos, pelos e unhas de suas presas depois de digeri-las, o aparelho virá junto).

O curioso da história foi que o acaso fez com que o departamento seja invadido e roubado. Entre algums objetos valiosos furtados, os assaltantes resolveram levar a cobra de quase 2 m, sem saber que ela poderia ser rastreada. Com isso ficou fácil para os pesquisadores, que localizaram a cobra a 2 km do local do crime, dentro de um aquário, na casa de um suspeito de receptar material roubado. O suspeito foi preso e a cobra voltou ao DEC, onde ficará até o radiotransmissor ser recuperado. Depois ela será solta no seu habitat natural.

Já houvi falar de morrer pela boca, mas nunca ser salvo pelo estômago...

Veja matéria completa aqui, no sítio da BBC Brasil.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

MP 485, a 'MP da grilagem'

Amanhã é o dia esperado para aqueles que aguardam a decissão sobre a Medida Provisória 458, apelidada de 'MP da grilagem', que trata da regulamentação fundiária na Amazônia Legal, pois é o último dia para o presidente Lula sanciona-la.

A BBC Brasil publicou uma matéria explicando os pontos mais discutidos da MP, que segundo ambientalistas abrirá uma nova frente de desmatamento, principalmente devido as emendas que o projeto original do governo sofreu no Congresso Nacional (veja aqui).

A MP tem pontos fortes por tocar num ponto esquecido pelo governo desde a década de 80 - a regulação fundiária na amazõnia legal - e por facilitar a fiscalização e o cumprimento da legislação ambiental, porém, as matérias emendadas no congresso abrem brechas para o favorecimento de grileiros, que têm a posse da terra mas não vivem dela (apenas a exploram por meio de terceiros ou prepostos). Além disso, as emendas abrem brechas para que empresas do setor privado também ganhem títulos de terra de pequenas pripriedades.

O programa Roda Viva, da TV Cultura, debateu o assunto no dia 15 de junho (veja aqui).


Vejamos as notícias amanhã...

EUA fazem 'mea-culpa'

Finalmente o Governo dos Estados Unidos assumiu que o aquecimento global existe e, mesmo com a redução da emissão de CO2, é irreversível, segundo matéria da Folha de S. Paulo.

Já é um prmeiro passo da política ambiental de Barack Obama, mas, ainda é preciso convencer o setor energético, que ainda segue a linha Bush e acha um retrocesso econômico reduzir a poluição. Um projeto está em debate no Congresso americano para regulamentar ações para reduzir as emissões de carbono em 17%. Veremos como se comportam os lobys das indústrias ianques.

dia: 24 de junho

filme: Crazy Love
Direção: Dominique Deruddere
Duração: 90 min
Gênero: Drama
Sinopse: Harry Voss é um garoto de 12 anos. Em seus
pensamentos juvenis, amor significa príncipes e
princesas cheios de sentimentos nobres. Harry tem
muito o que aprender: o que significa em 'beijar'
ou 'ficar excitado'? Em busca do amor, ele descobre
também a solidão e a injustita, percebendo também
como a bebida pode ser reconfortante Encontra
muitas pessoas; outras, nem tanto. Aprende, acima
de tudo, que o homem é capaz de fazer qualquer
coisa por um pouco de amor.

hora: 18:30 h
local: auditório ii, p-4, uenf

Conheça o Blog do Cine Cabrunco.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Factotum

Filme: Factotum
Direção: Bent Hamer
Duração: 93 min
Gênero: Drama

Sinopse: Henry Chinaski (Matt Dillon) vive se empregando e sendo demitido de uma série de subempregos, que encontra para tentar bancar sua vida de bebedeiras, apostas em cavalos, mulheres e, principalmente, de escrever livros que nunca serão publicados.

Hora: 18:30 h
Local: Auditório II, P-4, UENF

Conheçam também o blog do Cine Cabrunco.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Em Busca do Cálice Sagrado

Dia: 03 de junho

Filme: Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
Direção: Terry Gilian e Terry Jones
Duração: 91 min
Gênero: Comédia

Sinopse: Tido como a melhor comédia de todos
os tempos, o filme, narra a épica
história da busca do Santo Graal
por rei Arthur e seus destemidos
(nem todos) cavaleiros da Távola Redonda.

Hora: 18:30 h
Local: Auditório II, P-4, UENF

Conheça o Blogue do Cine Cabrunco (em construção, mas já está no ar).