sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Bar do Gordo

Todo dia 21 blogueiros ligados à Rede Blog publicam sobre um tema escolhido através de votação no Urgente! O tema escolhido esse mês foi: os melhores botequins de Campos.

Como eterno ‘uenfiano’, não poderia deixar de citar o ‘Trayler e Pizzaria do Cláudio’, vulgo ‘Bar do Gordo’. O boteco - digo, trailer - fica na Avenida Alberto Lamego em frente à entrada de pedestre da UENF. Não sei exatamente há quanto tempo o bar está lá, mas é conhecido por qualquer aluno da universidade, desde o Ciclo Básico Comum - quando a UENF ainda seguia as diretrizes sugeridas por Darcy Ribeiro.

Atualmente têm sido o reduto das bandas de rock e blues da cidade e, alguns dizem, ocupa o espaço que o Bicho André preencheu alguns anos atrás. Bandas de forró já alegraram a galera lá e recentemente teve o ‘Meu Peixe Funk Festival’, fazendo alusão à expressão ‘Meu Peixe’ que o Gordo fala direto.

O local ainda oferece duas mesas de sinuca e transmite jogos do mengão pelo Premier Futebol Clube. Mas o atrativo mesmo é o preço da cerveja, geralmente abaixo da concorrência (fica mais caro em dia de show).

Como fica na saída da universidade somos sempre convidados a tomar ‘aquela gelada’ depois de uma aula ou da labuta no laboratório. Geralmente as sessões do Cineclube Alternativo (que já já estará de volta) terminam lá - e o debate em uma pilha de garrafas de cerveja em cima da mesa...

Outros bares

Antes do fim gostaria de mencionar dois bares que me fazem falta. O menos importante é o Bar do Estranho, que apesar dos pesares, quebrava um galho legal no fim de noite, quando todos os outros já estavam fechados. O outro, na verdade, não deixou de existir, se mudou: Terapias Bar. Nada contra a decisão consciente de Ângela e Assis em se mudar da conflitante esquina ‘onde o vento faz a curva’. Mas que faz falta, faz. Ainda bem que Frederico Alvim registrou histórias do lugar em um documentário durante a disciplina de Antropologia, do curso de Ciências Sociais da UENF. Se eu tivesse uma cópia, disponibilizaria aqui.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Em defesa dos Biólogos!

Publico aqui um e-mail enviado a todos os CRBio (Conselho Regional de Biologia) no Brasil pelo biólogo Glênio Pereira, sobre o concurso do IBAMA que já tem edital publicado e abre inscrições dia 24 de novembro. São 225 vagas para Analista Ambiental em todo o país, sendo que, como o concurso aberto para o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMCB), não é preciso ser biólogo para assumir as vagas!

Não sou cadastrado no CRBio pois acabo de me formar e nem estou empregado ainda, mas acho um absurdo o cargo de analista ambiental poder ser preenchido por qualquer sujeito com nível superior.

Como costuma dizer um professor meu: "O problema dos biólogos é que não são corporativistas". E, como ouvi em um simpósio na FIOCRUZ: "O engenheiro tem CREA, o biólogo tem CRISE...". O que mais tem por aí é veterinário e engenheiro agrônomo trabalhando como biólogo.


"Prezados conselheiros,

Quando abriram inscrições para o concurso do Instituto Chico Mendes mandei um e-mail para todos os conselhos pedindo que tomassem alguma providência em relação ao preenchimento das vagas de Analista Ambiental. Alguns (dois) me responderam dizendo que iriam tomar as providências necessárias e um outro, que não vou mencionar qual, me respondeu da seguinte forma: "Em quais estados você atua?" Não vejo qual a importância dessa informação se sou biólogo resgistrado e estou querendo que a minha profissão seja respeitada. Mas após estes dois breves contatos, TODOS os CRBios desapareceram e então não tive mais notícias. Provavelmente porque não tomaram as providências certas.

Bom, agora saiu o edital do concurso do IBAMA. Quando vocês (conselhos) vêem a profissão/cargo de Analista Ambiental do IBAMA vocês imaginam um biólogo ou um dentista trabalhando lá? Se vocês são como eu e vêem um biólogo, então façam alguma coisa! Porque este absurdo não pode continuar!

Depois as pessoas reclamam que o IBAMA não funciona, que as pessoas lá de dentro não querem trabalhar, que licenciam coisas que não deveriam e tal... porque será? Quando uma empresa precisa de um administrador ela não contrata um psicólogo e sim um administrador!

Espero que desta vez vocês tomem alguma atitude. E por favor, não venham com perguntas do tipo: "Em quais estados você atua?"... que diferença isso faz? Vocês estão aqui pra denfender os interesses da profissão ou de um um pequeno grupo isolado? Independente de onde atuo sou biólogo registrado e exijo o melhor para TODOS.

Antes que me perguntem, o meu número de registro é 44827/04D. E acredito que com esse número é possível saber em quais estados atuo. Mas como algumas pessoas não lêem essa parte do e-mail ou não sabem o que significa ou mesmo têm preguiça de descobrir, já trabalhei no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Alagoas.

Informo aos conselhos que uma cópia deste e-mail foi enviada para a lista nacional dos estudantes de biologia. Ou seja, ela será lida por vocês e milhares de estudantes do Brasil inteiro. E também enviarei para o blog Biologia na Rede, que é mantido pelo CRBio-04 e caso eles não queiram publicar meu e-mail... pelo menos várias pessoas vão ficar sabendo que tentei publicar e não consegui!

Mais uma vez!!!!

Aguardo contato!"



Glênio Pereira
Meste em Zoologia
Biólogo