quinta-feira, 8 de abril de 2010

Maranhão em Photos - Ciriaco

Fotos: Yuri Amaral


A Reserva Extrativista do Ciriaco fica no município de Cidelândia. Foi demarcada em torno do povoado do Ciriaco, onde moram os beneficiários da unidade de conservação de uso sustentável: estrativistas, quebradeiras de coco babaçú, agricultores.


Algumas fotos da reserva...









Do coco babaçú são explorados mais de 70 sub-produtos, entre eles o mesocarpo (uma farinha), azeite, sabonete, gosméticos e carvão.


Jovens se divertindo no Igarapé Andirobal. A resex foi decretada na parte baixa da bacia do Andirobal, antes de chegar no rio Tocantins.

Povoado do Ciriaco. No centro da unidade de conservação. Pouca lógica do ponto de vista da conservação da bodiversidade, mas fundamental para garantir o andamento da implantação da unidade.

Base avançada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade na resex. O imóvel era a sede de uma fazenda antes da desapropriação. Hoje as palmeiras não são mais derrubadas para dar lugar aos pastos.


Essas folhas mais baixas são as pindovas, as palmeiras de coco babaçú juvenis, que vão crescendo por cima do capim.


Palmeiral.


Área de mata em regeneração.


Típica construção: taipa.


Área de várzea conhecida como Varjão. Apesar de não estar inclusa na resex, abriga elevada biodiversidade, sendo um local chave para conservação. Há muitos relatos de presença de onça nessas matas.


Atracadoudo do povoado Viração. No fundo, a Praia da Viração, grande atrativo de banhistas durante o verão, quando as águas do Tocantins baixam e a areia aparece. Este local fica fora da resex.


O Mastigado da Jumenta, no Andirobal, é o principal local de uso público dentro da reseva.


Vista aérea da resex do Ciriaco. Como dizem: no maranhão o babaçú abunda.

5 comentários:

Anônimo disse...

blog feito de forma muito inteligente, se todos tivessem uma ideia assim!!! parabéns.

Yuri Amaral disse...

valeu!

agredeço a visita!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Oi, yuri, acredita que hoje me lembrei de você? E o Yure? O que será anda fazendo na natureza?E vi que vocês clicou lugares bem legais. Que belezYuri!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Desculpa-me o Yure, sei que é Yuri. É que escrevo muito rápido.

Um abraço,

zanzisca dEle

Vanusa Babaçu disse...

Yuri,

Senti falta de sua presença nas segundas no teatro. Só depois fuquei sabendo que vc tinha mudado.

Eu to querendo teu email, já me prometeram mas não cumpriram. Olha só o projeto que eu falei pra vcs sobre o "Inventario" foi aprovado. E eu gostaria de mandar pra vc ver, outra coisa salvei algumas de suas fotos em especial as do sobrevoo, já que acho díficil um dia eu fazer algo parecido.

Abri um blogger, para postagens sobre o discorrer do projeto ja tô te seguindo favor dá uma olhadinha.

abraços

Babaçu

babasu37@hotmail.com